O padre… Humberto Lindelauf

Padre_montagem

São muitas as personalidades que contribuíram e contribuem com o crescimento de Itaperuna. O Projeto Personalidades, não poderia deixar de prestar homenagens ao padre Humberto Joseph Lindelauf, que tinha o olhar fixo no futuro, doando-se em diversas atividades, que sem dúvida alguma, contribuíram com o desenvolvimento do município e Região Noroeste Fluminense.

O padre, não se limitou ao ofício religioso, foi além… Foi decisivo na estruturação do município, participando ativamente da construção da cidade. É o padre que primou pelos setores de Saúde e Educação e foi decisivo em diversas outras frentes de trabalho. O homem e o sacerdote que se entregou ao próximo e ao amor a uma cidade, a nossa Itaperuna.

Recorremos a alguns textos na Internet, dentre eles, um pequeno relato no site da Fundação São José, com o intuito de registrar um pouco da história do padre Humberto Lindelauf, eterno “itaperunense”.

De família judia, nasceu na Alemanha e veio para o Brasil, fugindo da guerra. Em 1947 veio para Itaperuna, a fim de assumir a Matriz São José do Avahy, ficando em Itaperuna por cerca de 22 anos.

Difícil encontrar um adjetivo que possa sintetizar essa personalidade. Empreendedor, dinâmico, trabalhador, esforçado e muito dedicado, era um homem surpreendente, que pensava à frente, olhando o futuro como parte de seu presente.

Dentre as obras que idealizou e/ou colaborou para se realizasse, podemos citar algumas, como por exemplo, as igrejas Matriz São José do Avahy, Matriz São Benedito, Matriz Nossa Senhora de Fátima e Paróquia Santa Rita de Cássia.

Também foi de fundamental importância na idealização do Asilo Santo Antônio dos Pobres, Patronato Padre Humberto Lindelauf, Educandário São José, Monumento do Cristo Redentor, Hospital Regional de Itaperuna e Companhia Telefônica de Itaperuna.

A Faculdade de Filosofia de Itaperuna foi outra grande conquista para o Noroeste Fluminense, que surgiu por intermédio do padre. Em 13 de dezembro de 1967 foi instituída a Fundação São José, hoje, mantenedora do Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ), que oferece cursos de nível superior, pós-graduação, além de trabalhar com Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e cursos técnicos.

Humberto Joseph Lindelauf, o padre… O visionário, entusiasta “itaperunense” que foi decisivo no curso da História do município. Muito obrigado por sua valorosa contribuição!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *