Péricles, o eterno senador

Péricles

Ao pronunciar a palavra ‘Itaperuna’, alguns nomes surgem em minha memória de maneira muito especial, certo de que são pessoas que contribuíram e/ou contribuem de forma muito significativa com o crescimento do município. O padre Humberto Joseph Lindelauf e o médico Renam Catharina Tinoco são personagens da nossa história e, recentemente, receberam homenagens através do Projeto Personalidades.

Outros dois importantes nomes que marcaram a nossa história, Cláudio Cerqueira Bastos, o popular Claudão; e Péricles Ferreira Olivier de Paula, o Dr. Péricles; passam a fazer parte do Projeto Personalidades.

E, neste instante, rendemos nossas homenagens ao Dr. Péricles, o eterno senador…

Nascido na cidade mineira de Tombos em 08 de agosto de 1938, o Dr. Péricles é importante personagem da história de Itaperuna e contribuiu significativamente com os avanços do município. Engenheiro, servidor público e exímio administrador, foi prefeito de Itaperuna em três oportunidades, época em que o município despontou principalmente nas áreas de Educação e Saúde.

O programa “Dentinho Feliz”, por exemplo, foi um marco na administração do Dr. Péricles, proporcionando um amplo trabalho na valorização da saúde bucal. Assim como a luta para a instalação de faculdades públicas e institutos profissionalizantes no município. Ele foi de fundamental importância para a instalação da Universidade Federal Fluminense (UFF), assim como para a instalação do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (CETEP/FAETEC) em Itaperuna.

Sempre primou pela Educação e pelo direito de o cidadão ter acesso gratuito ao ensino de qualidade. Exemplo disso é a constante lembrança do nome do ex-prefeito entre os professores da Rede Municipal de Ensino.

E o que dizer sobre a instalação do Centro Poliesportivo de Itaperuna?! Podemos supor que Péricles carregava consigo, enquanto prefeito, a expressão latina “Mens sana in corpore sano”, uma mente sã em corpo são, afinal, sua preocupação com Educação e Saúde ficou evidente durante a sua administração.

E ele fez muito mais… A construção da Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, a implantação de diversos projetos na área social, construção de praças, revitalização da Avenida Cardoso Moreira, doação do terreno para instalação do Fórum e Ministério Público são apenas alguns exemplos da boa administração de Péricles Ferreira Olivier de Paula.

Não por acaso, em 1998, através do Projeto de Resolução Nº 1221, foi-lhe concedido o Título Honorífico Medalha Tiradentes, honraria máxima da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ). Durante a homenagem foi lido um texto, que sintetizou o homem Péricles.

“Há criaturas que, pela visão dos seus compromissos em sua Missão de Servir, não se pertencem. Vivem em função da melhoria das condições existenciais dos seus semelhantes e se dão na busca permanente do bem. Não se pertencem. Situam-se com amor à sua gente e à terra onde se encontram. Ali colocam em prática toda a gente e à terra onde se encontram e colocam em prática toda a potencialidade do seu espírito público. O sentimento de solidariedade preside sua vida numa imbatível vontade de ser instrumento de transformação da comunidade, em decorrência dos seus anseios e de suas esperanças”, dizia o texto.

Homem respeitado e de inegável prestígio político, foi 1º suplente do senador Francisco Dornelles por quase 8 anos. Em dezembro de 2014, após renúncia de Dornelles (hoje vice-governador do Estado do Rio de Janeiro), Dr. Péricles assumiu uma vaga no Senado, coroando de forma brilhante, sua trajetória… A trajetória de um dos nomes mais fortes da política regional, quiçá, da política do Estado do Rio.

Não poderíamos deixar de homenagear o ‘eterno senador’ Péricles Ferreira Olivier de Paula, um homem que dedicou parte de sua vida ao município e que marcou o seu nome na história da cidade com letras garrafais. Itaperuna pode se orgulhar de suas personalidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *