Petrúcio Malafaia: defensor público, professor, comunicador, vinhosense etc

Dizem que os moradores do Bairro Vinhosa são extremamente bairristas. É verdade, somos mesmos!  

Amamos o local em que nascemos e/ou vivemos (mesmo abandonados pelo poder público, diga-se de passagem); temos muito orgulho de nossa gente; torcemos uns, pelos outros, como se fôssemos um time de futebol ou uma escola de samba; e nos conhecemos, ainda que não tenhamos intimidade com ‘A’ ou ‘B’, as pessoas se conhecem. Comerciante, carroceiro, médico, advogado, doméstica, professor – não importa a profissão ou a classe social – somos todos da Vinhosa e esta ideia de pertencimento está fortemente arraigada em nossos corações.

E, por falar em Vinhosa, o PROJETO PERSONALIDADES rende homenagens a um ilustre morador do bairro, hoje residente em Niterói (mas, em breve, estará com projetos direcionados a Itaperuna e região), profissional que eleva o nome da cidade por onde quer que passe. O nome dele?!  Petrúcio Malafaia Vicente, ou Petrúcio Malafaia, ou ainda como dizem seus alunos, professor Petrúcio ou defensor Petrúcio.

Petrúcio é um desses caras, gente boa, de bem com a vida, que não se prende a rótulos e protocolos e vira e mexe, está em Itaperuna, visitando a mãe e amigos, além de tratar de questões profissionais. “A gente falando sobre a Vinhosa, me vem uma série de lembranças, dentre elas, quando estive num presídio no Rio de Janeiro e um detento me disse que me conhecia da Vinhosa. Fiquei triste por vê-lo naquela situação, mas, como defensor público, pude ajudá-lo”, recorda Petrúcio.

Veni, Vidi, Vici… A expressão em latim ‘Vim, vi e venci’, conhecida por supostamente ter sido usada pelo imperador romano Júlio César descrevendo sua vitória durante a Batalha de Zela, poderia ser adaptada à vida de Petrúcio, que saiu muito jovem de Itaperuna e foi morar, trabalhar e estudar em Niterói e Rio de Janeiro. 

Em 1990, graduou-se em Direito pela Universidade Cândido Mendes. Atualmente é coordenador geral regional e defensor público titular da Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro. Também é professor e subcoordenador de Direito Tributário da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, e vice-presidente do Fórum Permanente de Direito Tributário da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro.

É professor da Fundação Getúlio Vargas/RJ, do Centro de Estudos, Pesquisa e Atualização em Direito, do Curso Praetorium, da Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes, do curso de Pós-Graduação da Universidade Estácio de Sá e da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. Possui ampla experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Tributário.

Mesmo com um amplo currículo e muita experiência em suas respectivas áreas de atuação, Petrúcio é o mesmo menino da Vinhosa, simples, sem vaidades e cheios de sonhos, buscando inclusive, projetos que possam contribuir com Itaperuna e região. “A Itaperuna de hoje se transformou em um polo educacional e venho estudando a possibilidade de implementar cursos, presencial e/ou à distância, que possam preparar nossos alunos para competirem de igual para igual, com o pessoal dos grandes centros, visando importantes concursos públicos”, explica.

Pesquisador, em breve estará relançando o “Código Tributário Nacional e Legislação Correlata e Constituição Federal”, com notas remissivas à Legislação. Também vem atuando nas redes sociais, publicando vídeos e informações aos concurseiros de plantão. “Estou buscando especialização, estudando bastante para entender melhor esse mundo digital. Também estou estruturando um estúdio, com o intuito de produzir vídeo aula, mas, já tenho disponibilizado algumas postagens no Instagram, quem quiser, é só me seguir”, brinca.

Petrúcio ainda revelou que o grande prazer de sua vida é poder ver o sucesso de seus alunos. “Sinto enorme alegria quando reencontro ex-alunos, muitos deles, juízes, procuradores, promotores, colegas defensores e advogados. Saber que foi possível contribuir com a formação profissional desses ex-alunos é algo que não tem preço. Enquanto puder trabalhar nesse sentindo, não tenho dúvidas que assim o farei. O sucesso deles é uma grande alegria”, finaliza.

Professor Petrúcio! Temos um enorme prazer em tê-lo na galeria de personalidades. E, em nome da comunidade vinhosense, o parabenizamos não só por suas conquistas pessoais e profissionais, mas, por manter acesa esta chama de simplicidade. Parabéns e boa sorte em seus novos projetos!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *