EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM ALTA

Em 2018, 79% dos brasileiros mudaram hábitos de consumo e buscaram alternativas para poupar

 

As dificuldades econômicas dos últimos anos levaram as famílias brasileiras a mudar hábitos de consumo, buscando alternativas para economizar e principalmente poupar. O termo ‘Educação Financeira’ passou a fazer parte do cotidiano de muitas pessoas, que passaram a monitorar o orçamento familiar com mais atenção, buscando alternativas para manter as contas em dia.

Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Banco Central (BC), oito a cada dez brasileiros, cerca de 79%, mudaram seus hábitos no dia a dia em 2018. Dentre as medidas adotadas, pesquisa de preços antes da aquisição do produto, quando 59% dos entrevistados disseram que passaram a ter essa postura.

Outras medidas mencionadas foram as seguintes: 56% diminuíram os gastos com lazer; 55% passaram a controlar melhor as despesas pessoais; 54% buscaram reduzir o consumo de telefone, luz e água; já 46% buscaram substituir produtos por marcas mais baratas; e 42% passaram a pechinchar na hora da negociação; além de outras medidas mais.

A pesquisa ainda procurou saber se o novo comportamento, adotado no último ano, seria mantido diante das perspectivas de recuperação da economia em 2019. E a maioria dos entrevistados pretende continuar com os hábitos adquiridos recentemente.

PLANEJAMENTO E ECONOMIA

‘Planejamento’ é a palavra chave para realizar mudanças e se preparar a fim de alcançar metas e objetivos. É de suma importância ter tudo anotado, seja numa agenda, ou até mesmo no computador ou celular, as metas e objetivos que deverão ser alcançados. Ter essas anotações – dia a dia – ao alcance dos olhos, ajuda a manter o foco.

De acordo com Vinícius Basile, gerente administrativo do Valor Consórcios, a prática de consórcio tem sido adotada por aqueles que desejam se organizar financeiramente. “Como não há cobrança de juros no sistema de consórcios, são muitas as pessoas que escolhem essa prática a fim de transformar sonhos em realidade. O consórcio é uma excelente opção na hora de poupar, possibilitando ao consorciado adquirir motos, carros, caminhões e até mesmo a casa dos sonhos”, comenta.

Ainda segundo o gerente administrativo do Valor Consórcios, o verbo ‘economizar’ precisa ser bem conjugado na hora de traçar os planos futuros. “Também é preciso identificar despesas que possam ser reduzidas ou até mesmo eliminadas. Não comprar por impulso é outra dica importante! E procure pagar as contas à vista, sempre buscando conseguir algum desconto”, orienta Vinícius.

É importante lembrar que há muitas pessoas que planejam o futuro investindo em consórcio imobiliário, como se fosse uma aplicação financeira. É um investimento interessante, que futuramente é devolvido ao consorciado em forma de aluguéis, uma renda extra através de – carteira de aluguéis – modelo de investimento que proporciona segurança.

Mais informações sobre consórcios podem ser obtidas através do site e das redes sociais da empresa Valor Consórcios, ou pelos seguintes contatos: (22) 3811-0600 / 3824-6060 / 99794-0847 WhatsApp.

 

Informação: Agência Comuniqque

Imagem: reprodução da Internet | Freepik

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *